Quem é familiarizado com uma empresa têxtil, ou mesmo os empreendedores novatos na área, sabem: a organização da fábrica é um ponto chave para seu sucesso.

Não é apenas com com pessoal capacitado e máquinas modernas e eficientes que as demandas são cumpridas. Esses dois, é claro, são cruciais. Mas é na organização, ou melhor, no fluxo, que tudo isso converge para um trabalho bem feito.

A gestão de uma empresa têxtil: o impacto da organização

A gestão da fábrica deve ser algo pensado já nos seus primórdios. Ao entender como serão divididos os setores, um planejamento de gestão deve ser desenvolvido.

Primeiro, deve-se entender como será distribuído o espaço da fábrica. Apesar de alguns processos não necessitarem de tanto espaço, como a costura (se a empresa for pequena), outros apenas funcionam se feitos em ambientes com tamanho adequado, como a revisão de peças.

Como a fábrica têxtil manipula diretamente matérias-primas, são muitos os resíduos que precisam ser descartados de forma segura. Além disso, há a etapa que precede a fabricação: o estoque dessas matérias-primas.

Só essas duas tarefas, sozinhas, podem ser responsáveis por um ambiente desorganizado.

Outro fator importante é a logística interna dos rolos de tecido, peças e equipamentos: sem um meio de transportá-los com segurança, a empresa têxtil fica à mercê de acidentes e a uma enorme perda de tempo.

Com tudo combinado e alinhado, é possível evitar retrabalhos e absorver maiores demandas, gerando menos custos e, consequentemente, melhorando o faturamento da empresa.

O fluxo da organização em uma empresa têxtil: quais equipamentos importam

Apesar de tudo isso, não é apenas com esforço do seu time que a organização de uma empresa têxtil funciona. Afinal, nem tudo se resolve no trabalho braçal.

É aí que os equipamentos entram.

Projetados para auxiliar no dia a dia têxtil, funcionam como auxílio das tarefas de organização, logística e armazenamento, tão preciosos dentro de uma fábrica têxtil.

Foi pensando nisso que a Zusper desenvolveu uma série de equipamentos e acessórios para complementar todos os setores das empresas têxteis.

Para uso abrangente e manutenção da limpeza no chão de fábrica têxtil, uma lixeira de retalhos é ideal. De fácil transporte e montagem, se encaixa em todos os tipos de empresas.

Já quando o assunto é logística, utilizar um Carro Para Caixas, Carro para Rolos ou um Carrinho de Transporte pode ajudar muito em carregamentos internos e agilizar vários processos.

Organização, porém, depende de espaço físico. Os custos de um galpão maior ou de realizar ampliações, podem ser um pouco assustadores.

É por isso que as prateleiras auxiliam tanto, sejam os modelos Para Rolos, Para Pallets ou Para Caixas, elas otimizam e multiplicam o espaço.

Por fim, a etapa de revisão ou embalagem precisam de mesas firmes e de qualidade para aguentar o ritmo de produção. A toda hora, peças são preparadas para distribuição ou revisadas para conferir sua qualidade. Para tal, ter uma (ou mais) mesa de revisão é o certo.

E então, ficou interessado? Para conhecer um pouco mais da indústria têxtil e de como ela funciona, fique ligado em nosso blog! Para conhecer outros produtos desenvolvidos, fabricados e vendidos pela Zusper, como a fusionadeira, é só clicar aqui.