Quando se inicia uma empresa no ramo têxtil, é normal refletir sobre qual o melhor equipamento para atender suas demandas de produção. Nesta postagem, vamos falar brevemente sobre um método específico de enfesto: o manual.

Primeiramente, o que é o enfesto?

Resumidamente e falando a grosso modo, o enfesto é um processo que visa fazer com que você otimize tempo na hora da produção têxtil, através da sobreposição de camadas de tecidos e da realização do corte simultaneamente. Para saber mais sobre o processo de enfestar, clique aqui.

Já falamos sobre os diferentes métodos de realizar um enfesto através de diferentes máquinas, e agora, vamos aprofundar um pouco mais na realização do enfesto manualmente, assim como no enfesto realizado com uma máquina enfestadeira manual.

Enfesto Manual

Durante a realização do enfesto manual, o tecido é fixado em uma extremidade da mesa com o uso de suportes que servem para desenrolá-lo, sendo puxado então, folha por folha.

Enfesto com máquina enfestadeira manual

Quando o mesmo processo é realizado através de uma enfestadeira, os responsáveis ganham tempo no processo, já que as enfestadeiras são fabricadas pensando na otimização do enfesto.

Em relação ao processo em si, existem dois tipos de enfestadeira que podem ser utilizados no método manual:

  • Enfestadeira Manual para tecidos de malha
  • Enfestadeira Manual para tecidos planos

A dica aqui é: preste atenção antes de comprar sua enfestadeira. Pesquise aquela que melhor atende a demanda de sua confecção e tenha certeza que ela dará conta de enfestar os tecidos com os quais você trabalha.

Na Zusper, você encontra enfestadeiras manuais como a Enfestadeira EFM AB, ideal para todos os tipos de tecidos, desde os planos, passando por malha aberta e tubular. Você pode contar também com a enfestadeira, EFM CR, específica para trabalhar com malha tubular.

Para saber mais sobre outras enfestadeiras e máquinas têxteis para sua confecção, você pode conferir mais acessando o catálogo da Zusper.

Para ficar sempre informado sobre a área têxtil, não deixe de acompanhar o blog da Zusper.