Se você trabalha com confecção têxtil, já deve ter lidado com entretelas. Elas são um material que facilita o moldar da peça, estruturando-a e permitindo que ela se adeque melhor ao corpo. Sabia que uma das melhores alternativas para realizar este serviço é através de fusionadeiras?

Entretelas? O que são?

Geralmente, são tipos de aviamento que ajudam a reforçar peças que carecem de algo a mais. As entretelas contam com diversas variações, sejam tecidos ou panos, para deixar a peça mais firme e completa. Elas podem variar em diversas métricas, como material usado e espessura. Entretelas podem contar com malhas finas, grossas, TNT, lã, entre outras. Alguns exemplos comuns de entretelas são: colarinhos de camisas e punhos, cós de calças e saias, bordados.  

Quais tipos de entretela existem?

Como mencionado acima, os tipos de entretela variam bastante, desde aquelas feitas com materiais mais simples e frágeis até os mais duradouros.

  • As entretelas de TNT, por exemplo, se enquadram na classe mais barata das entretelas. É uma entretela super acessível que rasga com facilidade, encarrunchando em algumas lavagens e sendo sinônimo de qualidade média-baixa.
  • Já as entretelas de tecido planos possuem um preço um pouco mais elevado, justificado pelos benefícios que este tipo de entretela oferece – mais resistência e flexibilidade de uso.
  • entretela de malha é sinônimo de qualidade máxima, sendo extremamente maleável e encorpando a peça de maneira primorosa, evitando que a roupa fique com aspecto rígido.  

Agora que você conhece os três tipos principais de entretela, chegou a hora de falarmos sobre as duas aplicações possíveis.

Entretelas costuráveis e fusionáveis

  • Entretelas costuráveis – Este tipo de entretela abrange os tipos de materiais que são fixados na base da costura, sem o uso de cola. Aqui entram as entretelas de papel e TNT.
  • Entretelas fusionáveis (termocolantes) – Sendo a mais popular da indústria têxtil em geral, este tipo de entretela conta com cola, fixando-se no tecido através de um ferro de passar ou uma prensa. Dica rápida: sempre tente escolher as entretelas de maior qualidade, já que as ruins podem causar bolhas e encarunchar a peça, o que nunca é o ideal.

Entretelas fusionáveis são certamente mais práticas e, o processo todo fica muito mais rápido com o uso de uma boa fusionadeira, que realiza a colagem da entretela na malha ou tecido de maneira muito mais rápida, eficiente e sem sacrificar a qualidade, eliminando a costura no processo.  

Esperamos que o artigo tenha servido para demonstrar uma base mais clara da função de entretelas e como elas podem ser aplicadas em suas peças.  

Fique ligado no blog da Zusper para mais novidades da área têxtil!