Empreender em moda não é tarefa fácil. O segmento é responsável por boa parte da economia brasileira, movimentando milhões de reais e gerando inúmeros empregos. No saturado mercado da indústria têxtil, pode parecer intimidador se jogar neste cenário para conquistar o seu espaço.

Mas calma, se você é um entusiasta da moda e pretende abrir seu negócio no mercado têxtil, separamos algumas dicas que poderão vir bem a calhar.

 

1. Planeje-se

Assim como outros mercados, o da moda é bem extenso, possuindo dentro de si diversas possibilidades; públicos diferentes que pensam e consomem de maneira diferenciada. O foco aqui é identificar deficiências na indústria da moda que você pretende atacar, seja no comércio online ou um negócio regional – o que seus concorrentes andam fazendo? Existe algo faltando em termos de nichos, como moda gestante, infantil, etc?

Tente encontrar um bom lugar para se encaixar e lembre-se: um diferencial, como preço e qualidade da malha, são sempre atrativos aos clientes.

 

2. Identifique nichos da moda

O lado bom de investir em um negócio têxtil é que seu produto é algo que atende uma necessidade geral: todo mundo precisa de roupas.

A maioria das pessoas busca expressar uma identidade através de suas vestimentas, desde os pais de família mais recatados, o jovem baladeiro, a gestante e os empresários: todos estão em busca de algo que reflita sua identidade. As pessoas não buscam qualquer coisa para vestir, elas buscam um conceito com o qual possam se identificar.

É aí que você, futuro empresário ou empresária da moda têxtil, entra. Pesquise os nichos, levante quantas pessoas andam buscando por algum em específico, busque online e em revistas do assunto o motivo que gera tal procura: informe-se.

Com a quantidade certa de dados e conhecimento, você pode criar sua confecção voltada para uma área têxtil mais específica, oferecendo diferenciais de qualidade e algo que as pessoas queiram vestir, seja moda gestante, plus size, infantil, roupas com uma pegada mais jovem, moda gospel, tudo é uma possibilidade, só não vale desistir.

 

3. Destile criatividade – mas tenha bom senso

O mercado da moda é concorrido, por isso, as marcas vivem na constante busca da próxima tendência, se expressando em novos estilos, novas estampas, tudo para se manter relevante e presente no mercado.

Neste tipo de empreendimento, a criatividade pode ser uma grande aliada do empreendedor têxtil – não tenha medo de ousar em peças e concepções, mas fica o aviso: nada de ir muito longe em conceitos muito abstratos.

 

4. Qualidade é sempre um diferencial

Independente do seu preço, a qualidade de suas peças devem falar por si só. Se suas roupas forem relativamente baratas em relação ao mercado, ótimo, a qualidade enquadra sua confecção nos famosos três Bs que sempre encantam o cliente: Bom, Bonito e Barato.

Agora, se o seu produto for de um preço um pouco mais elevado do que o seu público-alvo está acostumado em pagar, a qualidade deixa de ser um agradável diferencial e se torna uma obrigação.

Independente do cenário, todos gostam de roupas com boa durabilidade e caimento.

 

5. Bons equipamentos = produtividade

Empreender no mundo têxtil não é necessariamente fácil, mas você também não precisa dificultar as coisas ainda mais. Um bom maquinário à sua disposição é um elemento chave para que tudo flua de maneira tranquila.  

Já existe toda a questão de produzir suas peças e inseri-las no mercado, você não precisa se preocupar ainda mais com um maquinário não responsivo ou difícil de usar.  Escolha um maquinário têxtil de qualidade.

 

6. Economia de tempo é economia de dinheiro

Opte pelo maquinário e tente elaborar um processo que faça você economizar em suas horas diárias. Uma enfestadeira, por exemplo, realiza o corte simultâneo de diversas de suas peças, sem que você ou seu funcionário precisem realizar o processo de maneira individual.

Quanto mais tempo você economiza em seu processo de confecção, mais tempo você ganha para focar no crescimento de sua empresa, sem se preocupar com as trivialidades da produção.

 

7. Controle é tudo

Quando seu negócio começar a rodar, é importante que você tenha controle total do seu estoque, pedidos, quantidade de matéria-prima e coisas do tipo. Para facilitar este tipo de controle, anotações podem servir tanto quanto uma planilha do excel.

No entanto, existem diversos sistemas ERP com foco têxtil para que você organize melhor o seu negócio.

O controle interno de seus materiais, peças, encomendas e saídas é vital para que você adquira uma boa reputação e não falhe com seus clientes. Pense no seguinte: um cliente fecha um pedido de 200 peças para uma data próxima. Você só tem matéria-prima para a produção de 80 peças, o restante demora mais do que o prazo cedido pelo cliente para chegar. Dor de cabeça na certa, né? Controle seus números e esteja sempre na frente das adversidades. O planejamento têxtil é o seu maior aliado.

8. Tenha um processo de confecção bem desenhado

Processos de produção são seus amigos: eles te economizam tempo, estabelecem um padrão de ações para que tudo dê certo e servem como instruções aos demais funcionários.

Porém, eles precisam ser constantemente revisados e alterados, sempre dá pra melhorar alguma coisinha no jeito em que você toca as coisas. Para se ter uma ideia de como estabelecer um processo têxtil eficiente, já escrevemos um exemplo que conta com ótimos passos para sua produção começar bem.

Para mais dicas sobre o mundo têxtil e da moda, fique ligado no blog da Zusper!