Antes de abrir as portas de sua confecção e iniciar uma produção têxtil, um planejamento é algo essencial não apenas para o desenvolvimento das peças como também para a potencialização de suas vendas. Entenda mais sobre o planejamento têxtil abaixo.

Conhecendo seu mercado, tendências e público alvo  

Como é a região de sua confecção? Existem outras produções têxteis ao seu redor? Qual público-alvo elas atendem? Qual será o seu diferencial? Estas são algumas perguntas que exigem respostas para que você possa definir melhor seus objetivos e perfil como uma produtora têxtil.  

Conheça seus arredores, tenha uma visão clara de seus concorrentes e da fatia do mercado que você pretende conquistar. Aqui, é necessário estabelecer um diferencial: preço, qualidade, estampas, algo precisa gerar uma vantagem competitiva para o seu negócio. Vamos dividir esta noção básica por passos:

 

  • Passo 1: Estudo e contextualização

 

Aqui, você precisa de uma visão, um contexto no qual sua confecção têxtil irá atuar em cima. Estude os arredores e entenda o perfil e identidade das empresas bem sucedidas. Assim você obtém uma visão contextualizada do seu “campo de combate”.

 

  • Passo 2: Planejamento

 

Agora, você vai utilizar todo o conhecimento absorvido no passo anterior e executá-lo no formato da concepção de um planejamento. Aqui você define seu público-alvo, o seu diferencial, elabora a função de sua confecção têxtil dentro da indústria e define o escopo de seu atendimento e entrega, seja em âmbito regional ou nacional.

 

  • Passo 3: Metas e meios

 

É importante definir metas semestrais para sua confecção têxtil, assim você sempre terá um foco de resultados esperados para alcançar. Também é importante definir o restante de seu planejamento, como método de produção e entrega.

Após estes três passos básicos, você possui a identidade de sua confecção estabelecida. Estas informações são o suficiente para nortear o futuro de sua produção, embora digam respeito ao conhecimento superficial necessário ao seu empreendimento têxtil. Obviamente, iniciar uma confecção requer muitos outros passos e burocracias, mas estas são ótimas primeiras etapas em direção ao sucesso.

Após traçar este planejamento em três passos, é hora de seguir com o projeto de sua confecção, montando seu estoque, produzindo suas peças e realizando as entregas. Você já conta com maquinário têxtil necessário para seguir com sua produção?

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