Uma enfestadeira é uma máquina têxtil que ajuda bastante na otimização de seu processo. No entanto, qualquer atraso na produção pode comprometer a entrega das peças, o que sempre gera uma dor de cabeça.

Para evitar ao máximo que esse tipo de problema ocorra em sua confecção, é necessário estar em dia com a manutenção preventiva de seu maquinário. Nesse texto, informaremos como você pode garantir a durabilidade de sua enfestadeira, descrevendo alguns dos procedimentos para que você mantenha seu equipamento operando dentro dos conformes.

Os tipos de manutenção

Existem três tipos principais de manutenção:

 

  • Manutenção Preventiva – Consiste em monitorar e controlar o desempenho e operação da enfestadeira, reduzindo a chance ou eliminando a possibilidade de um defeito futuro. Esse tipo de manutenção garante que a máquina opere o mais próximo possível das condições de fábrica. Como já dizia o ditado “prevenir é melhor que remediar.”

 

  • Manutenção Preditiva – Muitos confundem a manutenção preditiva com a preventiva, mas não é bem assim. A manutenção preditiva possui um enfoque muito mais técnico, avaliando periodicamente os equipamentos em busca de avarias, tendo como base informações sobre desgaste e degradação, estipulando a vida útil da máquina e contornando problemas que podem gerar um gasto maior na manutenção corretiva, que é o nosso próximo item.

 

  • Manutenção Corretiva – A manutenção corretiva é realizada após a ocorrência de algum defeito no funcionamento da enfestadeira. É considerada o tipo de manutenção mais cara também, graças ao gastos que precisam ser injetados no reparo do equipamento.

Agora que você conhece os principais tipo de manutenção, vamos falar das enfestadeiras.

A Manutenção de Enfestadeiras

Quando falamos de Enfestadeiras, existem algumas dicas de utilização que ajudam a prolongar a vida útil do equipamento. Confira abaixo:  

Após a utilização:

 

  • Certifique-se que os cabos estão desarmados, para que não haja fadiga das molas – Assim você garante a saúde a longo prazo das molas, exigindo seu esforço apenas nas horas em que a máquina opera, conservando sua durabilidade. 
  • Limpar a Enfestadeira – Evite que restos de tecido dificultem outras operações na máquina e acabem comprometendo o fluxo de produção.
  • Fixar a Enfestadeira com os batentes, a modo de evitar possíveis acidentes – Segurança em primeiro lugar, é importante prevenir não só o bom funcionamento da máquina, como também a integridade de quem a manuseia.

IMPORTANTE: A aplicação dessas dicas e sugestões se referem à enfestadeiras manuais, como os modelos disponibilizados pela Zusper, não sendo necessariamente aplicáveis em demais tipos de enfestadeira presentes no mercado.

Essas foram algumas dicas de manutenção para você garantir o funcionamento ideal da sua enfestadeira pelo maior tempo possível. Fique ligado no blog da Zusper para mais dicas e novidades da área têxtil.

 

Abraço, e até a próxima!