O enfesto é um processo que ajuda na economia de tempo durante a confecção têxtil, no entanto, existem alguns pontos que merecem sua atenção para que ele seja bem realizado.

Vale destacar: O ponto forte do enfesto é sua praticidade, sendo um processo realizado através de enfestadeiras para otimizar sua confecção têxtil. Se você quer saber mais sobre o processo de enfesto clique aqui. No mercado existem variações desse processo, sendo atendidos por diferentes tipos de enfestadeiras. Você sabe qual a melhor enfestadeira para o seu negócio? A gente conta neste artigo.

Neste texto, focaremos em detalhar alguns cuidados que devem ser levados em conta na hora do enfesto, garantindo a qualidade de suas peças através de um processo eficiente. Confira 5 erros comuns que você deve evitar na hora do enfesto.

1) Desperdiçar matéria prima

A dica é ficar atento nas extremidades do tecido durante a realização do corte: Existe muita matéria prima que você não quer desperdiçar, então é bom ficar de olho, reaproveitando esse material e diminuindo seus custos através dessa reciclagem.

2) Não deixar o tecido enrugar 

Sempre ajuste o tecido no topo das camadas, você não quer que ocorram bolhas de ar dentro do enfesto, fazendo com o que corte fique fora de suas expectativas e não correspondendo à qualidade esperada.

3) Muita atenção na tensão  

A tensão do tecido é um ponto que você deve evitar, já que ao final do processo de enfesto, as peças cortadas podem acabar saindo em um tamanho menor do que aquele indicado pela modelagem.

4)   Acerte no encaixe das peças 

A primeira dica em nossa lista sobre como aproveitar melhor o enfesto é não desperdiçar matéria prima, certo? Outra dica importante para evitar esse desperdício é encaixar bem as peças no enfesto, reforçando essa economia. Confira mais de uma vez o encaixe das peças para garantir que tudo saia de maneira ideal.

5) Alinhamento correto

Na medida do possível, é sempre bom que o tecido esteja alinhado em ambas as bordas. No entanto, nem sempre é possível que o enfesto seja realizado dessa maneira, e quando isso ocorre, a dica é alinhar um dos lados da borda (chamada também de ourela) no que é comumente chamado de borda ou parede.

Essas foram 5 dicas importantes para você se atentar na hora da realização do enfesto, fazendo desse processo algo mais blindado contra erros e proporcionando uma qualidade maior da peça final. Clique aqui para saber mais sobre alguns tipos de enfesto disponíveis no mercado e fique ligado no blog da Zusper para mais novidades e dicas do ramo têxtil.